4º Congresso de Graduação da USP – Oficinas e Workshop recebem inscrições

O 4º Congresso de Graduação da USP acontecerá nos dias 04 e 05 de julho no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), Campus Butantã, São Paulo. No segundo dia desta edição do evento teremos workshop e oficinas paralelos, com temas relacionados ao ensino de graduação. Tais atividades foram elaboradas para grupos menores de participantes, privilegiando a interação e a troca de informação. Por este motivo as vagas são limitadas.

Inscrição prévia: https://congressograduacao.usp.br/workshops-e-oficinas/

As atividades oferecidas abordam os seguintes temas:

Dia 05/07 das 9 às 10 horas – Workshop Práticas de Ensino Extramuros na USP: O papel das atividades extramuros com interação direta entre o aluno de graduação e a comunidade é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e atitudes complementares, que não são facilmente adquiridas dentro da sala de aula. Este workshop terá como objetivos apresentar o novo programa da PRG – Aprender na Comunidade; discutir estratégias já consolidadas de aprendizado na comunidade em diferentes unidades da USP; e fomentar a discussão entre professores envolvidos em diferentes atividades de ensino de graduação na comunidade buscando maior integração e interdisciplinaridade.

Coordenação/Mediação – Prof. Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva  (FM)

Dia 05/07 as 13:30hs

Workshop Cátedra Olavo Setúbal: Olhares sobre o ensino de graduação a partir da adoção de ações afirmativas pela Universidade: Neste debate a professora Eliana, Titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, trará a tona como as ações afirmativas em universidades tem contribuído para uma universidade mais democrática e mais plural, expondo também seus impactos e desafios.

Organizadora e moderadora: Profa. Eliana Sousa Silva

Duração: 2 horas

Oficina 1) Plataforma e-Disciplina: Nesta oficina, de nível introdutório, você irá aprender de uma forma bem prática e direta como explorar todo o potencial desta versátil ferramenta para a modernização das disciplinas presenciais, ou na criação de um ambiente virtual de aprendizagem completo e dinâmicos.

Ministrante: Prof. Sérgio Ricardo Muniz (IFSC)

Duração: 2:30 horas

Oficina 2) Uso da Plataforma e-Aulas para Aula Invertida – Experiência e Produção de Mídia: Esta oficina apresentará o sistema de videoaulas da USP e suas funcionalidades, demonstrando as várias possibilidades de uso desta ferramenta como apoio ao ensino, utilizando as novas metodologias de aprendizagem. A oficina dará também uma visão geral de produção audiovisual.

Ministrante: Profa. Regina Melo Silveira (EP), com participação do Prof. José Roberto Cardoso (EP)

Duração: 2h30

Oficina 3) Jogos Digitais em Ensino Superior – Abordagens de cocriação e apropriação da tecnologia: A aprendizagem baseada em jogos digitais se insere no conjunto das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tendo sido discutida por vários autores nas últimas duas décadas. No ensino superior, existem iniciativas principalmente associadas a jogos de simulação e à programação de jogos como exercício para tópicos de programação de computadores. Nessa oficina, pretende-se discutir esse panorama e também outras possibilidades existentes com a disseminação de ferramentas para a criação e prototipação de jogos digitais. Espera-se com isso ampliar a adoção de jogos para aprendizagem no repertório dos docentes. 50 vagas

Ministrante: Prof. Ricardo Nakamura (EP)

Duração: 3 horas

Oficina 4) O uso da ABP e outras metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: A incorporação de metodologias ativas de aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas e por projetos, o design thinking e a cultura maker, aliada ao uso de tecnologias colaborativas, permitem a reinvenção dos modelos de ensino na graduação. Esta oficina mostrará exemplos de como isso vêm ocorrendo na EACH, e levará os participantes a desenvolverem experiências práticas de uso de tais processos no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem.

Ministrante: Prof. Ulisses Araujo (EACH)

Duração: 3 horas

Oficina 5) Aprendizagem ativa Scale-up – Experiência prática em disciplinas de física: Nessa oficina vamos falar mais sobre o método Scale-up, exemplificando-o na prática, através de atividades práticas tipo “mão na massa”, tanto a dinâmica inovadora de aula como exemplos  de atividades realizadas em classe. Embora o tema seja física, a oficina é acessível a docentes de qualquer área que tenha interesse no método, que tem sido adaptado para diversas disciplinas das ciências exatas e biológicas, bem como de humanidades.

Ministrante: Profa. Carmen Pimentel Cintra do Prado (IF)

Duração: 2 horas

Oficina 6) Ferramentas Google para suporte ao Ensino: A oficina explorará as ferramentas Google disponíveis através do convenio que permite o uso dos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education.

Ministrante: Profa. Giovana Machado Boer (FM)

Duração: 2 horas

Oficina 7) Metodologia baseada Projetos no Ensino Superior: A oficina apresentará a metodologia de projetos para uso em sala de aula, envolvendo metodologias ativas, inovação tecno educativa e gestão de projetos. Serão apresentados Projetos Integradores desenvolvidos com alunos do Ensino Superior de cursos de graduação e pós-graduação e, ao final, os participantes serão convidados a elaborar um projeto disciplinar ou interdisciplinar.

Ministrante: Profa. Ana Cláudia Loureiro (EACH)

Duração: 2h30

Outras informações: www.congressograduacao.usp.br