USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Treinamento: Ferramentas auxiliam nas publicações científicas

Treinamento em bases de dados auxilia nas publicações. Foto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Como encontrar e escolher o melhor entre os melhores artigos para referenciar seu trabalho científico? Como encontrar especialistas destacados na sua área de atuação? Qual o melhor periódico para publicação do artigo?

Para ajudar a encontrar as respostas para essas perguntas, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP em parceria com a Thomson Reuters/Clarivate Analytics e o Departamento Técnico do SIBiUSP, organizam treinamento no uso de bases de dados multidisciplinares Web of Science, Journal Citation Reports (JRC) e ferramenta EndNote Web.

O objetivo da iniciativa é treinar os participantes para desenvolver estratégias de busca em bases de dados internacionais. O Workshop será ministrado por Deborah Dias, da Clarivate Analytics/Thomson Reuters, no dia 17 de agosto, quinta-feira, das 9 às 12 horas, no anfiteatro novo do Instituto de Física de São Carlos. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link.

Confira, a seguir, o conteúdo que será abordado no evento.

Principal coleção da Web of Science (WoS) – base multidisciplinar que congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo, além de trabalhos de eventos. Composta por meio de índices com informações reunidas a partir de milhares de periódicos científicos, livros, séries de livros, relatórios e conferências. Os três primeiros índices de citação contêm, além dos resumos dos documentos (abstracts), as referências citadas pelos autores dos artigos. É possível usar essas referências para fazer pesquisas de referências citadas. Esse tipo de pesquisa permite encontrar artigos que citam um trabalho publicado anteriormente. A coleção principal da Web of Science cobre mais de 12 mil periódicos de alto impacto em todo o mundo.

Journal Citation Reports (JCR) – reúne informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas em todas as áreas de conhecimento, de grande utilidade para seleção de periódicos para publicação.

EndNote Web – ferramenta de gestão e organização de referências e citações que facilita a redação de textos.

Serviço

Workshop Web of Science, JCR e EndNote Web – São Carlos – IFSC/USP
Sra. Deborah Dias (Clarivate Analytics/Thomson Reuters)
17/08/2017, quinta-feira, das 9 às 12 horas, anfiteatro novo
Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP
Avenida Trabalhador Sancarlense, 400
Inscrições aqui
Informações: 3373-9778

Texto e foto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.