Softwares desenvolvidos no IQSC atuam na Gestão da Qualidade para Laboratórios Químicos

foto: Arek Socha/PixabayCC0

Dois softwares que atuam na área de Gestão de Qualidade para Laboratórios Químicos foram desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP. Ambos receberam o registro de software de acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Tela inicial do software. Imagem: Agência USP de Inovação

O software  “SIMPLE – Controle de Equipamentos”  foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Vitor Hugo Polisel Pacces e por Heloisa de Campos Camargo com a finalidade de ser utilizado em conjunto com um sistema de Gestão da Qualidade e atende tanto aos requisitos da norma ISO/IEC 17025 quanto os das Boas Práticas de Laboratório (BPL) de forma a tornar mais ágil a realização dos trabalhos, proporcionando a rastreabilidade da informação, controle dos equipamentos e diminuindo a incidência de erros. Possui como características o controle e identificação dos equipamentos e seus respectivos parâmetros; localização e movimentação por áreas, laboratórios ou setores; controle de eventos ocorridos com os mesmos; definição de responsabilidades e controle de usuários que operam o software, garantindo total rastreabilidade.

Software de Gestão de Laboratório Químico. Imagem: Agência USP de Inovação

O outro foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Vitor Hugo Polisel Pacces e por Eduardo Quaresma Junior. O software “SIMPLE – Software de Apoio à Gestão da Qualidade no Controle de Pessoas”   organiza a realização das atividades dos funcionários, proporcionando rastreabilidade, além do controle de distribuição de informação e a melhoria na atribuição de responsabilidades. A ferramenta desenvolvida atende aos requisitos: controle da documentação que comprova a capacitação de funcionários; controle das áreas de atuação dos mesmos; definição das responsabilidades atreladas ao cargo e função; controle dos setores, unidades ou laboratórios onde os colaboradores desempenham suas funções; controle de níveis de acesso ao software; controle de modificações e acesso aos registros eletrônicos preconizados pelos Sistemas de Gestão da Qualidade para laboratórios.

Vitor Hugo Polisel Pacces é docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, onde ministra as disciplinas de ênfase em Sistemas de Gestão da Qualidade e orienta os trabalhos de pós-graduação de Heloisa de Campos Camargo e Eduardo Quaresma Junior.

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)