Serviço de Convênios do IQSC é exemplo de boa prática de gestão de projetos

O Serviço de Convênios do Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP, através da Sra. Vanessa Adriana Jarina, participará da mesa redonda do terceiro bloco do Workshop Estratégico que discutirá Gestão de Projetos de Pesquisa, na quarta-feira, 26 de julho, das 08h30 às 17 horas, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, na Cidade Universitária, São Paulo.

Hamilton Varela, coordenador do evento e pesquisador no IQSC, afirma que com o bom gerenciamento dos processos de pesquisa, o pesquisador perde menos tempo com burocracias e a atenção dele fica voltada exclusivamente para o trabalho científico. Acrescenta que já viu pesquisadores desistirem de pleitear recursos em agências de fomento devido à complexidade das prestações de contas.

Ao Jornal da USP, Varela disse que no IQSC, unidade da USP à qual está vinculado e que considera modelo de gestão de recursos, “o Serviço de Convênios é responsável pelo sistema de gestão em pesquisa de todo o instituto. Em planilhas, funcionários técnicos acompanham detalhadamente procedimentos que vão deste a liberação de verba pelas agências de fomento, elaboração de relatórios, fluxo de caixa, credenciamento de compras e pagamentos de serviços e pessoas, até a prestação de contas parciais e/ou finais. A ideia do encontro é discutir a possibilidade de replicar modelos como esse e de outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da USP.”

A Sra. Vanessa afirma que “a equipe está muito bem treinada e estamos sempre procurando melhorar o nosso atendimento e facilitar a gestão dos projetos para que os docentes e pesquisadores se sintam seguros em desenvolver novos projetos e buscar recursos externos para a continuidade das pesquisas neste momento de crise financeira da universidade.” A equipe é composta também por João Carlos Romano, Sabrina Marucci Rodrigues e Samira Italiano dos Santos e o Assistente Financeiro José Marcelo Timarco.

A participação presencial no evento exige inscrição prévia através do site do evento, onde também pode ser obtida a programação.

A atividade será transmitida através do link: http://www.iea.usp.br/aovivo

Veja também matéria de Ivanir Ferreira no Jornal da USP.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fonte: Jornal da USP