Seminário: LIBS – técnica e aplicações

Na sexta-feira, 19 de maio de 2017, às 10h, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, o pós-graduando Alfredo Augusto Pereira Xavier abordará conceitos e aplicações da técnica de espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS, em inglês).

“Com o avanço da química analítica instrumental e visando pesquisas menos nocivas ao meio ambiente, técnicas cada vez mais sofisticadas tem ganhado espaço sobre a química analítica clássica de bancada. Entre essas técnicas instrumentais, a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) vem se mostrando uma ferramenta eficiente para aplicações em diversas áreas. Tem apresentado potencial para medidas rápidas, de baixo custo, sem o uso de reagentes químicos e não gera resíduos, possibilitando assim medidas em larga escala”, informa Alfredo.

Durante o seminário, será apresentada uma introdução sobre a técnica, o estado da arte, a instrumentação LIBS, melhorias e aprimoramentos no sinal de emissão, expandindo a capacidade de detecção de praticamente todos os elementos da tabela periódica e a problemática do efeito de matriz. Também serão discutidos desenvolvimentos recentes e aplicação de LIBS na agricultura (solos e plantas), alimentos e saúde (amostras biológicas), áreas estas correlatas direta e indiretamente.

O seminário é gratuito e aberto aos interessados, mediante inscrição prévia.

O palestrante
Alfredo Augusto Pereira Xavier graduou-se em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Em 2016 recebeu o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, na área temática de redução de gases do efeito estufa, pelo trabalho “Avaliação do acúmulo e emissão de carbono do solo sob sistemas produtivos de pastagem” desenvolvido durante seu mestrado no Instituto de Química de São Carlos, sob orientação da Dra. Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, da Embrapa Instrumentação.

Prossegue seus estudos no doutorado em Química Analítica junto ao IQSC, sob orientação da Dra. Débora Milori.

Seminário
“Espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por Laser (LIBS): Conceitos da técnica e aplicações”
Sr. Alfredo Augusto Pereira Xavier (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
19/5/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro térreo do IQSC-USP