Seminário aborda espectroscopia de RMN

A espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) é uma técnica introduzida há mais de 70 anos, continua ainda em franco desenvolvimento em virtude de novas sequências de pulsos e de espectrômetros cada vez mais sensíveis e com maior resolução espectral, garantindo sua aplicabilidade em diversas áreas, como por exemplo: farmacêutica, bioquímica, de alimentos, petroquímica, entre outras.

Segundo Rodrigo Henrique dos Santos Garcia, “a RMN no domínio do tempo ou RMN-DT, é muito utilizada em controle de qualidade industrial devido a seu baixo custo de aquisição, manutenção e em alguns casos não necessita de preparo de amostra. A utilização desta técnica para caracterizar os componentes no estado líquido já está bastante consolidada mas ainda é subutilizada para a caracterização de amostras no estado sólido, como polímeros e fibras.”

Nesta sexta-feira, 26 de maio de 2017, às 10 horas, Rodrigo Santos Garcia profere seminário no IQSC onde “apresentará os principais conceitos da RMN e as principais sequências de pulsos utilizadas na RMN-DT para caracterização de amostras com componentes de alta e baixa mobilidade molecular e amostras heterogêneas”.

O palestrante
Rodrigo Santos Garcia é Químico pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde foi premiado pelo melhor trabalho de Iniciação Científica e indicado ao prêmio FINEP de Iniciação Científica.

No IQSC, sob orientação do Dr. Luiz Alberto Colnago da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Instrumentação), desenvolveu seu mestrado e agora faz seu doutorado, com pesquisa na área de ressonância magnética nuclear.

Seminário
“Caracterização de amostras sólidas por espectroscopia de RMN de baixa resolução no domínio do tempo”
Rodrigo Santos Garcia (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
26/05/2017 – sexta-feira, 10h, anfiteatro B do IQSC-USP