Saúde ocular: liberação controlada de fármacos é tema de palestra

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) no mundo existem 37 milhões de pessoas com cegueira e 124 milhões com problemas visuais. Mais de 80% desta população são maiores de 50 anos, e com a previsão de incremento da população idosa no mundo a incidência dessas doenças tende ao aumento. Entre as causas principais de cegueira estão a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada a idade (DMRI).

A complexidade anatômica e fisiológica do olho dificulta o tratamento destas patologias, especialmente aquelas relacionadas com o segmento posterior do olho como a retinopatia diabética e a DMRI. Tratamentos convencionais baseados em rotas de administração tópica ou sistêmica resultam ineficientes no segmento posterior do olho, uma vez que não conseguem levar o fármaco através das barreiras e mecanismos de proteção oculares.

O pós-graduando Jorge Humberto Unás Daza falará sobre “Dispositivos poliméricos para a liberação controlada de fármacos no segmento posterior do olho” em palestra nesta quarta-feira, 26 de abril de 2017, às 10h, no anfiteatro A do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

“Os dispositivos para a liberação controlada de fármacos são as alternativas terapêuticas mais adequadas. Estes dispositivos são fabricados geralmente com polímeros biocompatíveis, cujas propriedades permitem regular o processo de liberação do fármaco”, explica Jorge Humberto.

Durante a palestra será apresentada uma revisão com respeito aos materiais usados, os dispositivos comerciais e em desenvolvimento, as vantagens e desvantagens desses dispositivos e as novas estratégias para o tratamento de doenças no segmento posterior do olho.

O seminário é gratuito e aberto aos interessados, mediante inscrição prévia.

O palestrante
Jorge Humberto Unás Daza é formado em Química pela Universidad Del Valle, na Colômbia. Concluiu o mestrado em 2015 junto ao IQSC. Desenvolve seu doutorado em Química Orgânica e Biológica sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Guzzi Plepis, no Grupo de Bioquímica e Biomateriais do Instituto de Química de São Carlos – USP.

Tem experiência com temas envolvendo biossurfatantes e o gênero de bactérias Brevibacterium.

Seminário
Sr. Jorge Humberto Unás Daza (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
26/4/2017 – quarta-feira, 10 horas, anfiteatro A do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400