Reflexões sobre a Ciência Brasileira

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP promove nesta quarta-feira, dia 08, a partir das 15h30, conversa descontraída sobre ciência com a pesquisadora Helena Bonciani Nader, Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Às 16 horas, no anfiteatro térreo, a convidada profere palestra sobre o tema “Reflexões sobre a Ciência Brasileira” que integra o Ciclo Química às 16h.

A pesquisadora informa que “serão apresentados dados relativos à produção científica brasileira em comparação com outros países, tanto no que se refere ao número de publicações, como número de citações, índice H e citações por documento”. Serão discutidos dados da formação de recursos humanos nos diferentes níveis, desde o ensino básico até a pós-graduação, bem como da distribuição dos doutores de acordo com as diferentes áreas de titulação e nos diferentes estados do país. A inovação e a competitividade do país comparada com outras economias mundiais e o investimento que o país vem fazendo em educação e CTI comparado com os chamados países desenvolvidos e em desenvolvimento também serão apresentados. “Para concluir serão abordadas algumas propostas que poderiam reverter a crise de financiamento com impacto na economia do país”, afirma a pesquisadora.

O Café com Ciência integra o Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho e aberta a todos os interessados gratuitamente, com inscrições prévias. Apoiam a atividade: Metrohm Brasil Instrumentação Analítica Ltda, SCQ São Carlos Química, Interprise Instrumentos Analíticos e Graduação do IQSC.

A palestrante
Helena Bonciani Nader é membro titular da Academia de Ciências de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, e da World Academy of Science for the Advancement of Science in Developing Countries (TWAS). Recebeu diversas honrarias: Classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico; Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico; Prêmio Scopus (Elsevier/Capes); Medalha de Ouro Moacyr Álvaro; Medalha Mérito Tamandaré, Marinha do Brasil; Ordem do Mérito Naval classe Grã-Mestra, Marinha do Brasil; Ordem do Mérito da Defesa, grau Oficial, Presidência da República; Medalha Carneiro Felippe, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Exerceu várias funções administrativas, dentre as quais se destacam a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp. Foi presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2011-julho/2017).

É membro da coordenação de biológicas da Fapesp e do Conselho Superior da Capes, assessora de diversos periódicos nacionais e internacionais e professora visitante da Loyola Medical School (Chicago, EUA), W. Alton Jones Cell Science Center (NY, EUA), Istituto Scientifico G. Ronzoni (Milão, Itália) e Opocrin Research Laboratories (Modena, Itália).

Seus trabalhos envolvem glicoquímica e glicobiologia estando voltados para o estudo da estrutura e função biológica de proteoglicanos, em especial de heparina e heparam sulfato, com especial ênfase a função desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular.

Serviços:

Café com Ciência
08/11/2017, quarta-feira, 15h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
área 1 – USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400
Antecedendo o seminário, o Café com Ciência tem por objetivo integrar o palestrante aos alunos e docentes, de maneira informal, descontraída e com muita ciência.

“Reflexões sobre a Ciência Brasileira”
Profa. Dra. Helena Bonciani Nader (Unifesp)
08/11/2017, quarta-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
área 1 – USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400