INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Quantificando moléculas orgânicas por fotoeletroquímica

Ilustração esquemática dos princípios da fotoeletroquímica na quantificação de dopamina utilizando o semicondutor óxido de zinco sobre a superfície de óxido de estanho dopado com índio (ITO). Imagem: Camila Mendonça

A fotoeletroquímica é um processo capaz de produzir energia utilizando luz do espectro solar ou corante e um semicondutor, montados num sistema chamado eletroquímico. Em funcionamento, este sistema libera elétrons. Camila Domingues Mendonça explica que através da variação da fotocorrente, gerada pela recepção ou doação de elétrons, é possível quantificar as moléculas orgânicas presentes no processo.

Em seminário que profere nesta sexta-feira, 04 de agosto, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Camila abordará conceitos sobre o tema e algumas aplicações da fotoeletroquímica (PEC) na quantificação de moléculas orgânicas.

A palestrante é Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, ocasião em que trabalhou com os temas biossensores amperométricos para detecção de pesticidas em águas naturais e degradação de hormônios estrógenos por meio de processo oxidativo avançado de alta eficiência. O mestrado foi concluído no IQSC, onde desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica com ênfase em Eletroanalítica, sob orientação do Prof. Dr. Sergio Antonio Spinola Machado, do Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos (GMEME).

Seminário
“Quantificação de moléculas orgânicas por fotoeletroquímica utilizando nanomateriais semicondutores”
Camila Domingues Mendonça (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)
04/08/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições gratuitas e outras informações aqui.
Contato sobre o seminário: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.