Q16 e Café com Ciência: Desenvolvimento de plataformas microfluídicas para estudos forenses e bioanalíticos

Na terça-feira, 19 de setembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP promove o Café com Ciência e o seminário Desenvolvimento de plataformas microfluídicas para estudos forenses e bioanalíticos, com o Prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro, do Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás.

O Café com Ciência antecede o seminário e acontece às 15h30, tendo como objetivo integrar o palestrante aos alunos e docentes, de maneira informal, descontraída e com muita ciência.

“Nos últimos anos, a microfluídica vem ganhando destaque e importância no desenvolvimento de sensores para aplicações em diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a Química Forense e a Bioanalítica”, informa o palestrante, que profere o seminário às 16 horas, também no anfiteatro térreo do IQSC. “Serão apresentados resultados recentes do nosso grupo de pesquisa nessas duas áreas”, complementa.

As atividades integram o Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho e aberta a todos os interessados gratuitamente, com inscrições prévias neste link (www.iqsc.usp.br/eventos).

O palestrante
Wendell Coltro concluiu o mestrado e doutorado na USP na área de concentração “Química Analítica”. Realizou estágio de doutorado no exterior (sandwich) na “The University of Kansas” e estágio de pós-doutorado na USP.

Atua como Professor Associado I no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em instrumentação analítica, microfabricação, microfluídica, eletroforese, detecção eletroquímica e Química Forense. Atua no desenvolvimento de microssistemas eletroforéticos, dispositivos microfluídicos em materiais com custo “quase zero”, dispositivos analíticos via impressão 3D, microrreatores enzimáticos e sensores eletroquímicos descartáveis.

Serviços:

Café com Ciência
19/09/2017, terça-feira, 15h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
área 1 – USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400
Antecedendo o seminário, o Café com Ciência tem por objetivo integrar o palestrante aos alunos e docentes, de maneira informal, descontraída e com muita ciência.

Seminário
“Desenvolvimento de plataformas microfluídicas para estudos forenses e bioanalíticos”
Prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro
19/09/2017, terça-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1