Professor Hamilton Varela é reeleito para mandato no IEA

O professor Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi reeleito para a Presidência da Comissão de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, para novo mandato de dois anos.

Prof. Dr. Hamilton Varela em evento no IEA. Foto: Leonor de Calasans

O órgão atua desde 1986 na pesquisa e discussão interdisciplinar e abrangente, de questões fundamentais da ciência, cultura e políticas públicas, junto a segmentos representativos da sociedade.

Destacam-se os trabalhos sobre políticas de desenvolvimento da ciência, tecnologia e cultura, bem como sobre o uso social do conhecimento.

Atualmente o IEA conta com 19 grupos de pesquisa, dentre os quais estão: Meio Ambiente e Sociedade; Política Ambiental; Nutrição e Pobreza; e Qualidade da Democracia.

O professor Hamilton Varela é membro do Grupo de Eletroquímica do IQSC e desde 2015 é Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Em 2016 foi eleito “fellow” da Royal Society of Chemistry (RSC).

Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Eletroquímica. É membro fundador e, desde novembro de 2010, Managing Scientist do “Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis” na cidade de Gwangju, Coréia do Sul.

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Imagem 1: facebook do IEA