Pós-Graduação em Química do IQSC recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e atribuição de bolsas institucionais do programa de pós-graduação em Química oferecidas pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Os candidatos aos níveis de mestrado, doutorado ou doutorado direto devem se inscrever até 04 de junho de 2017 para uma das seguintes áreas de concentração: “Físico-Química”, “Química Analítica e Inorgânica” e “Química Orgânica e Biológica”. A seleção será feita pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), que avaliará a candidatura de acordo com disposições do edital. Sendo aprovado, o candidato poderá efetuar a sua matrícula.

Bolsas institucionais
Para concorrer às bolsas institucionais concedidas pela CPG do IQSC com recursos do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES e da Demanda Social do CNPq, os candidatos também devem fazer a inscrição até 04 de junho de 2017 e realizar a prova escrita.

São oferecidas duas opções para a realização da prova escrita: através do Graduate Record Examinations – GRE Chemistry ou através do IQSC.

O GRE Chemistry é aplicado pela ETS nas condições, datas e taxas por eles praticadas e com base no programa por eles fixado, entretanto para esta modalidade é reservada um bolsa para mestrado e uma para doutorado ou doutorado direto.

Os que optarem pela prova escrita do IQSC, devem fazê-la no dia 20 de junho de 2017, às 14h (horário de Brasília). A prova é oferecida simultaneamente em capitais de vários estados do país. Na região Nordeste, as cidades são: Arapiraca em Alagoas, Fortaleza no Ceará, São Luís no Maranhão, Teresina no Piauí, São Cristóvão em Sergipe, João Pessoa na Paraíba e Recife em Pernambuco; na região Sul, a prova será na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina; na região Centro-Oeste, Cuiabá, em Mato Grosso; na região Sudeste, a prova será na cidade de São Carlos no estado de São Paulo, onde se localiza o IQSC.

Quem faz a pós-graduação no IQSC adquire uma bagagem de conhecimento e relações que capacitam sua independência acadêmica e científica. Alguns retornam para a região de origem e contribuem no desenvolvimento das instituições de ensino e pesquisa.

Os candidatos devem estar atentos aos prazos, orientações e normas constantes no edital IQSC 005/2017 que estabelece a abertura do processo seletivo.

Pós-graduação no IQSC
O programa de pós-graduação do IQSC tem mais de 45 anos de tradição na formação de pessoal, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje atuam em instituições de ensino e pesquisa, indústrias e diversos meios do setor produtivo do Brasil e também do exterior.

O engajamento da Unidade em programas de pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvendo grande interação com instituições nacionais e internacionais, faz com que a Unidade alcance um dos níveis mais altos de produtividade científica da USP, segundo dados estatísticos da própria universidade, o que reflete de forma positiva na pós-graduação.

O curso tem recebido a nota “7” em avaliação da CAPES, sendo o mais alto nível atribuído, concedido aos cursos reconhecidos com nível de excelência internacional. Promover a internacionalização e o duplo diploma é uma das políticas do programa.

Informações sobre o corpo docente e linhas de pesquisa podem ser encontradas no site institucional.

Outras informações podem ser obtidas ligando para (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fonte: Pós-Graduação do IQSC