PET/IQSC divulga pesquisas e curso do IQSC em escolas de ensino médio

Cerca de 70 alunos do ensino médio da Escola Estadual “Conde do Pinhal” de São Carlos assistiram palestra proferida por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

Alunos PET-IQSC durante projeto “Química vai à Escola”

A atividade “Química Analítica: análise do quê e para quê?” foi apresentada no último dia 18, e discutiu os princípios da cromatografia, utilizando como contextualização, as pesquisas do Grupo de Cromatografia do IQSC, coordenado pelos Professores Fernando Mauro Lanças e Álvaro José dos Santos Neto.

Para a Diretora da escola, Sra. Alexsandra Cândida Gonçalves, a palestra foi adequada e a participação dos alunos foi ativa, com muitas perguntas relevantes. “Eles gostaram muito das atividades práticas e conheceram melhor a profissão do químico e o curso que a USP oferece. Além disso, a palestra contribuiu muito para ver o químico de maneira diferente, principalmente em relação aos campos de atuação”, afirmou.

O projeto “IQSC vai à escola” é desenvolvido pelo PET-IQSC e tem o objetivo de divulgar a Química e o curso do IQSC para estudantes do ensino médio, através da apresentação das pesquisas desenvolvidas no instituto.

A iniciativa surgiu durante o trabalho de doutorado de Kenia Naara Parra junto ao Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN) do IQSC, sobre a motivação dos alunos para o aprendizado de Química. Além disso, a atividade estreita a relação entre a universidade e escolas da cidade e região.

A tutora do PET-IQSC, Profa. Dra. Ana Claudia Kasseboehmer informou que “a pesquisa da doutoranda tornou-se um projeto de extensão do grupo PET e novas palestras serão apresentadas periodicamente em escolas da cidade”. Até o momento, seis já foram produzidas.

O PET-IQSC

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) proporciona ao grupo de alunos, sob orientação de um tutor, enriquecer sua formação acadêmica através da realização de atividades extracurriculares que atendam às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliem e aprofundem conteúdos da grade curricular. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, o PET expande a formação do bolsista para os demais alunos do curso.

O grupo desenvolve também os projetos “Química nas férias”, “Química na praça” e “Café filosófico”, entre outros.

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fotos: Ana Claudia Kasseboehmer (IQSC)