Pesquisador do IQSC recebe prêmio da Agência de Inovação da UNICAMP

O Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, do Instituto de Química de São Carlos, foi homenageado com o prêmio “Inventores 2017“, categoria “Patentes Concedidas”, entregue pela INOVA – Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A cerimônia realizada no dia 31 de maio de 2017, contemplou 137 docentes, pesquisadores, ex-alunos e alunos da UNICAMP e profissionais de outras instituições em quatro categorias.

Mauro Catharino Vieira da Luz, Rafael Leite Pinto Andrade, Eliana Martorano Amaral, Teresa Dib Zambon Atvars, Rodnei Bertazzoli, Marcelo Knobel, Marcos Lanza, Milton Mori e Patrícia Tedeschi. (Foto: Juliana Ewers Sartorelli (UNICAMP))

A inovação descrita nas Patentes Concedidas “Método eletroquímico de síntese de peróxido de hidrogênio em eletrodos de difusão gasosa” (Carta Patente PI0502243-6) e “Método de produção de eletrodos de difusão gasosa para síntese eletroquímica de peróxido de hidrogênio” (Carta Patente PI0502267-3) está associada a um processo eletroquímico de eletrossíntese inorgânica para a obtenção de peróxido de hidrogênio (H2O2) in-situ em meio aquoso com a utilização de eletrodos de difusão gasosa para aplicação diversas em processos químicos ou na degradação de compostos orgânicos com potencial ecotóxico (poluentes) presentes em efluentes domésticos e/ou industriais. O desenvolvimento desta tecnologia foi o resultado de pesquisa conjunta entre o Prof. Dr. Rodnei Bertazzoli, da UNICAMP e o Prof. Dr. Marcos Lanza, Coordenador do Grupo de Processos Químicos e Ambientais (GPEA), do IQSC-USP.

O “Prêmio Inventores” da INOVA é um importante reconhecimento institucional da pesquisa científico-tecnológica realizada no âmbito do GPEA no IQSC por uma instituição como a UNICAMP e o recebimento do prêmio das mãos do Reitor, Prof. Dr. Marcelo Knobel, acompanhado da Vice-Reitora, Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars, demonstra a importância dada a esta premiação. As duas patentes foram depositadas junto ao INPI em 2005 e a Carta Patente só foi concedida em 2016, possibilitando agora o seu licenciamento.

Entre outras personalidades, compareceram à cerimônia a Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral, Pró-Reitora de Graduação da UNICAMP, o Prof. Dr. Milton Mori, Diretor da Agência INOVA, a Sra. Patrícia Tedeschi, gerente de Área Científica e Pesquisa para Inovação da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); o Sr. Rafael Leite Pinto Andrade, chefe do Serviço de Suporte à Propriedade Intelectual do CNPq e o Sr. Mauro Catharino Vieira da Luz, Relações Institucionais do INPI.

texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC) e Marcos Lanza (IQSC)
fotos: Juliana Ewers Sartorelli (UNICAMP)