PAE recebe inscrições de 23 de outubro a 17 de novembro

Alunos de pós-graduação da USP podem se candidatar a uma vaga de estágio supervisionado em docência (remunerada ou voluntária), junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). As inscrições estarão abertas de 23 de outubro a 17 de novembro de 2017.

Podem se inscrever interessados que farão o depósito da dissertação ou tese após 30 de junho de 2018 e que tenham cumprido alguma disciplina de preparação pedagógica com conteúdo equivalente à disciplina “SQF5798 Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química”.

O processo de inscrição tem início com a definição do plano de trabalho a ser executado na disciplina de graduação que será oferecida no primeiro semestre de 2018. O documento deverá ser feito em conjunto pelo pós-graduando e docente que ministrará a disciplina, descrever as responsabilidades do estagiário e a carga horária média a ser exigida (máximo de 6 horas). A seguir, o aluno faz sua inscrição através do Sistema Janus e encaminha por e-mail para a Comissão PAE-IQSC (pae@iqsc.usp.br), os documentos mencionados no edital.

A seleção e classificação dos candidatos será feita com base em cinco critérios: 1. unidade de origem do aluno (alunos IQSC terão prioridade); 2. participações anteriores; 3. nível do curso: doutorandos terão prioridade; 4. análise do histórico escolar; e 5. análise do plano de trabalho e projeto pedagógico.

O estágio será realizado de 01 de fevereiro a 30 de junho de 2018. Os que forem contemplados com bolsa, receberão mensalmente R$661,21 (seiscentos e sessenta e um reais e vinte e um centavos) – valor do segundo semestre de 2017.

O Programa
Criado em agosto de 1994, o PAE oferece ao pós-graduando da USP a oportunidade de aperfeiçoar habilidades didáticas, atuando junto a uma disciplina de graduação, sob orientação de um supervisor docente da Instituição. A participação no programa é opcional, exceto para bolsistas de doutorado da CAPES.

São duas as etapas: a primeira consiste na preparação pedagógica do aluno e a segunda é o estágio supervisionado em docência.

Serviço de Pós-Graduação do IQSC – (16) 3373-9909 ou pae@iqsc.usp.br

Foto e texto por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fonte: PAE-IQSC