Outubro Rosa chegou na Biblioteca do IQSC, juntamente com duas campanhas e oficina

Campanha Outubro Rosa na Biblioteca do IQSC. Foto: Cibele Baldan (IQSC, 2017)

Quem passou pela biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no início da primeira semana do mês de outubro pode garantir seu lacinho rosa, símbolo da campanha que chama a atenção para a importância do autoexame regular de mama, permitindo que a pessoa identifique se há irregularidade na região e, neste caso, procure ajuda para o diagnóstico correto. Os homens também precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. Em ambos os casos, quanto antes forem identificados, maior será a chance de cura.

A Sra. Clelia Dimário, responsável pela equipe da Biblioteca, comenta que “toda a equipe da biblioteca se solidariza com a campanha” e acrescenta “fizemos os lacinhos e disponibilizamos no balcão. Para nossa surpresa, na primeira semana, metade já foi retirada.”

A iniciativa encontra respaldo na nova proposta da biblioteca do IQSC que, explorando tendências mundiais, está se renovando e deixando a condição de depositária de acervo para o reconhecimento como espaço de convívio social e de difusão do conhecimento e cultura.

Neste contexto, durante todo o mês de outubro, a biblioteca também é posto de arrecadação de alimentos para os assistidos pela Rede Feminina São-Carlense de Combate ao Câncer. Todos os meses a instituição organiza e doa cestas de alimentos para atender às famílias de pessoas em tratamento. Os itens arrecadados são: arroz, feijão, óleo, açúcar, macarrão, molho de tomate, aveia, gelatina, miojo, sal, fubá, bolacha, seleta em lata, leite em pó, papel higiênico, sabonete e pasta dental e leite em pó.

A equipe da biblioteca também colabora com outras iniciativas. Até o dia 20 de outubro participará da campanha organizada pela Comissão IQSC Recicla que está arrecadando centro de rolo de papel higiênico e de rolo de toalha de papel de cozinha. O material será utilizado na 3ª Oficina de artesanato reciclado “Reciclart” realizado pela ONG Projetando o Futuro, de São Carlos – SP.

No dia 27 de outubro a biblioteca disponibiliza seu espaço térreo para mais uma edição da Oficina de Artesanato Solidário Fazer o bem faz bem. Esse ano serão oferecidas 2 oficinas, uma com motivos natalinos e outra com um porta recados, com CDs reciclados.

Oficina de Artesanato Solidário “Fazer o Bem Faz Bem” na biblioteca do IQSC. Foto: Fabio Boracini (IQSC, 2016)

A atividade é um convite para fazer artesanato na biblioteca, trazendo o próprio material ou utilizando o que será disponibilizado, e depois doá-lo para a Rede Feminina São-Carlense de combate ao Câncer.

Independente do tipo de trabalho manual que se faça, todos os participantes são bem vindos; inclusive aqueles que nunca fizeram trabalhos manuais mas que querem partilhar da experiência. A equipe da biblioteca, informa que artesanatos já prontos também podem ser doados.

Além de estimular a solidariedade, a proposta também coloca em contato pessoas que consideram os trabalhos manuais uma atividade desestressante, criando um ambiente propício para a troca de experiências e o lazer agradável.

Todos os trabalhos recebidos serão destinados à venda pela Rede Feminina São-Carlense de Combate ao Câncer, gerando assim, fundos para a causa.

Contato: (16) 3373-9619 ou bibiqsc@iqsc.usp.br

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA