O admirável mundo novo das publicações científicas

Nesta quarta-feira 11 de outubro, às 15h30, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP promove nova edição do Café com Ciência. O Prof. Dr. Alexander Wilhelm Armin Kellner estará presente para uma conversa descontraída sobre ciência. Às 16 horas, o convidado abordará  O admirável mundo novo das publicações científicas  em palestra que integra o Ciclo Química às 16h.

Os tempos relativos a publicação científica vem mudando rapidamente nos últimos anos. Alexander Kellner, que completa 10 anos como editor-chefe à frente dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, fala da sua experiência, que envolve mudanças que tiveram que ser feitas para que esse periódico se atualizasse, bem como os problemas de um editor de uma revista multidisciplinar em um ambiente editorial nacional norteado pelo sistema Qualis e que passam por questões de ética científica e tentativas de fraude.

Alexander Kellner é pesquisador no Laboratório de Sistemática e Tafonomia de Vertebrados Fósseis do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou atividade científica em 1982, dedicando-se ao estudo de vertebrados fósseis o que o levou a várias publicações e à descrição de 65 espécies novas de dinossauros ao redor do mundo. Também organizou e/ou participou de expedições para os mais diferentes pontos do planeta como os desertos do Atacama (Chile) e Kerman (Irã), Liaoning (China) e a Ilha de James Ross na Antártica. No Brasil, realizou atividade de coleta do norte ao sul do país. Além da intensa atividade acadêmica, atua na divulgação científica através de palestras e artigos populares como a coluna Caçadores de Fósseis do Instituto Ciência Hoje.

Recebeu vários prêmios e homenagens por suas atividades, tendo sido eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Membro Honorário da New York Paleontological Society e da Sociedad Paleontologica de Chile, e Pesquisador Associado do American Museum of Natural History e do Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology (IVPP, China). Também foi admitido na classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences (TWAS) na categoria de Ciências da Terra de 2010, tendo sido eleito para membro da TWAS em 2013.

O Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho e aberta a todos os interessados gratuitamente, com inscrições prévias aqui.

Serviços:

Café com Ciência
11/10/2017, quarta-feira, 15h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
área 1 – USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400
Antecedendo o seminário, o Café com Ciência tem por objetivo integrar o palestrante aos alunos e docentes, de maneira informal, descontraída e com muita ciência.

“O admirável mundo novo das publicações científicas”
Prof. Dr. Alexander Wilhelm Armin Kellner
Departamento de Geologia e Paleontologia, Museu Nacional/UFRJ
11/10/2017, quarta-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1