Meio ambiente: solo é tema de e-book gratuito organizado por pesquisadores do IQSC

Tão importante quanto abordar a questão do uso da água, é pensar na forma adequada de manejo do solo e das plantas. “Contudo, é muito mais que isso e o solo tem sua própria e inequívoca importância, pois sustenta uma série de ciclos biogeoquímicos e é parte imprescindível para viabilizar o aumento considerável da produção de alimentos no mundo nas décadas futuras”, afirma o Dr. Ladislau Martin Neto, pesquisador da EMBRAPA, no prefácio da obra.

A obra “Recurso solo: propriedades e usos” foi organizada pela Profa. Dra. Maria Olímpia de Oliveira Rezende, responsável pelo Grupo de Química Ambiental e pelo Químico Ramom Rachide Nunes, na época aluno de doutorado, ambos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, reunindo contribuição de pesquisadores de renomada competência na áreas de Química Ambiental e Ciência do Solo.  Ramom concluiu seu doutorado no IQSC em fevereiro de 2017.

“O desenvolvimento das sociedades sempre foi atrelado ao domínio das técnicas agrícolas”, afirma a Profa. Dra. Maria Olímpia, traçando uma linha do tempo desde cerca de 12.000 a.C., quando “começaram a surgir as primeiras formas de agricultura (domesticação de espécies de vegetais) e pecuária (domesticação de animais), junto com a formação das primeiras aldeias agrícolas” até o modelo de agricultura praticado no cenário atual. “Para cada ação tomada cabe perguntar que projeto de país queremos. Que país queremos para nós hoje, para o dia seguinte e para as gerações futuras”, escreve a pesquisadora.

Ramom Rachide propõe o estudo do solo como promotor da interdisciplinaridade e fala sobre a “mais-valia ambiental” como a diferença entre o que se ganha ao extrair um recurso e o que se perde ao não saber usá-lo.

Explorando o assunto sob quatro grandes temas: o solo; usos e manejos agrícolas; práticas de valorização da matéria orgânica e legislação, o objetivo é estudar o solo dentro de uma temática ambiental e social, com criticidade e embasamento acadêmico, técnico e científico.

Com 832 páginas o livro (ISBN 978-85-60064-65-6) tem versão impressa que pode ser adquirida em livrarias, mas também está disponível para download gratuito aqui

Mais informações:
Laboratório de Química Ambiental do Instituto de Química de São Carlos – USP

Texto: Sandra Zambon, Comunicação IQSC
Autoria da foto: Laboratório de Química Ambiental IQSC
(reedição de 04/7/2016, atualizada em 10/4/2017)