Materiais topológicos, os novos estados quânticos da matéria

Um isolante topológico para computadores supervelozes. Foto: Creative Commons CC0

Uma das maiores conquistas científicas do último século foi a compreensão das partículas elementares e suas interações fundamentais. Recentemente, a química e a física da matéria condensada expandiram seus limites com a descoberta das fases topológicas da matéria, renovando nosso entendimento sobre o comportamento eletrônico e abrindo as portas para aplicações promissoras, afirma Felipe Gollino.

“A incorporação da topologia permitiu a descoberta de novos comportamentos eletrônicos, como os isolantes topológicos e os semimetais de Weyl. Estes materiais possuem um comportamento tido como não trivial sendo então classificados como novos estados quânticos da matéria, nos quais um isolante possui comportamento metálico e semimetais contém elétrons sem massa permitindo se deslocarem na velocidade da luz”, complementa Felipe.

Nesta terça-feira, 08 de agosto, às 14:30 horas, no Instituto de Química de São Carlos, Felipe Gollino profere seminário onde discutirá como surgem estas fases topológicas e quais as suas consequências, apresentando o background teórico e os métodos teóricos para a caracterização desses materiais, além de comentar as possíveis aplicações desta nova tecnologia.

O palestrante é Bacharel em Química pela UNESP e concluiu seu mestrado no IQSC, onde também desenvolve seu doutorado sob orientação do Prof. Dr. Albérico Borges Ferreira da Silva, do Grupo de Química Quântica.

Seminário
“Materiais topológicos, os novos estados quânticos da matéria: Fundamentos e Aplicações”
Felipe Gollino (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
08/08/2017 – terça-feira, 14:30 horas, anfiteatro térreo do IQSC-USP