Livro tem pesquisador do IQSC como editor e autor de capítulos

O Prof. Dr. Guilherme Luiz Dotto, da Universidade Federal de Santa Maria, o Prof. Dr. Luiz Antonio de Almeida Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande e o Prof. Dr. Sergio Paulo Campana Filho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo são os editores de livro recém-publicado sobre quitosana e suas aplicações.

A organização e edição do livro “Chitosan Based Materials and its Applications“, terceiro volume da série “Frontiers in Biomaterials”, atendeu à solicitação da Bentham Science Publishers para disponibilizar à vasta gama de leitores interessados – principalmente pesquisadores acadêmicos e de diversas áreas industriais, bem como estudantes – em aspectos gerais, características, propriedades, reações de derivatização e aplicações de quitosana.

Assim, o livro aborda aspectos fundamentais e aplicações, contemplando a produção e a caracterização de quitosana e derivados, bem como de diferentes materiais à base de quitosana e de polímeros derivados, tais como filmes, membranas, micro e nanopartículas, não-tecidos e hidrogéis.

O livro, que é composto por 10 capítulos cujos temas foram desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e também de Portugal, Reino Unido e Polônia, aborda desenvolvimentos recentes na área em que se insere e serve como referência para pesquisadores acadêmicos e de indústrias, e para estudantes.

A obra completa está disponibilizada na plataforma eletrônica Bentham eBooks em formato eletrônico (ePub; Kindle), como arquivo “pdf” e em forma impressa (“personal print-on-demand copy”), sendo que também é possível selecionar capítulo(s) específico(s) para aquisição em separado.

Contribuições de pesquisadores do IQSC

Além de participar da edição do livro “Chitosan Based Materials and its Applications”, pesquisadores do IQSC também aportaram contribuições na forma de capítulos do referido livro. Assim, parte das pesquisas recentes do Prof. Dr. Sergio Paulo Campana Filho, do Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas do IQSC, que são desenvolvidas em estreita parceria com seus colaboradores, principalmente seus orientandos de pós-graduação e pesquisadores de instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras, é abordada em dois capítulos do livro.

No capítulo 2, intitulado “Obtention processes and main characteristics” (Processos de obtenção e principais características), desenvolvido por Sergio Paulo Campana Filho, Anderson Fiamingo, Jorge Augusto de Moura Delezuk e Regiane Cristina Corrêa, são abordadas a ocorrência natural de quitina e quitosana, os procedimentos de extração de quitina da biomassa, os processos de conversão química de quitina em quitosana, e as principais características estruturais e propriedades físico-químicas de quitina e quitosana.

No capítulo 5, intitulado “Chemically modified chitosan derivatives” (Derivados de quitosana quimicamente modificados), desenvolvido por Sergio Paulo Campana Filho, Adriana Pavinatto, Anderson Fiamingo, Andrea de Lacerda Bukzem, Daniella de Souza e Silva, Danilo Martins dos Santos, Tonimar Arrighi Domiciano Senra e William Marcondes Facchinatto, são abordadas algumas das principais modificações químicas executadas em quitosana visando à introdução de novas funcionalidades bem como ao aprimoramento e/ou desenvolvimento de determinada propriedade. Alguns exemplos de aplicações de derivados de quitosana são discutidos.

Sergio Paulo Campana Filho desenvolveu estudos de pós-doutoramento em Grenoble e Lyon, ambos na França. É um dos fundadores da Sociedad Iberoamericana de Quitina (SIAQ), tendo sido seu secretário executivo e presidente. Foi o responsável pela organização do IV Simpósio Iberoamericano de Quitina e do evento conjunto VI Iberoamerican Chitin Society e XII International Conference on Chitin and Chitosan. Tem experiência na área Físico-Química de macromoléculas, atuando principalmente em desenvolvimentos com polissacarídeos, como quitina, quitosana e celulose, e materiais à base de polímeros naturais e sintéticos.

Segundo o Prof. Campana Filho, o livro “Chitosan Based materials and its Applications” reúne informações atualizadas e deve ser usado como referência sobre o assunto. “Com a edição desse livro, nós esperamos inspirar pesquisadores na busca por novas tecnologias envolvendo materiais baseados em quitosana, tanto na academia quanto nas indústrias”, afirma.

Para obter mais informações ou adquirir o exemplar, os interessados devem acessar o link da editora.

O contato como pesquisador pode ser feito através do e-mail: scampana@iqsc.usp.br

Texto: editor