USP disponibiliza serviços de identificação de similaridade de textos. Treinamento em São Carlos dia 9 de maio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância como formas de apoio à prevenção e identificação de plágio. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck – Turnitin) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP.

O FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita também a inclusão de uma série de marcas de revisão e acompanhamento dos trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

O SIBiUSP promoverá uma série de treinamentos presenciais, com transmissão pelo IPTV, para uso de cada plataforma. Cada treinamento será organizado em parceria com bibliotecas do sistema e com possibilidade de participação de docentes, bibliotecários e demais interessados das demais unidades.

O treinamento no campus de São Carlos ocorrerá no dia 09 de maio de 2017, terça-feira, das 14 às 17 horas, no auditório I (piso superior) do CETEPE localizado na área 1 do campus, ao lado da Biblioteca Central da Escola de Engenharia de São Carlos.  As inscrições para o treinamento em São Carlos devem ser feitas clicando aqui.

Contato: (16) 3373-9247 biblioteca da EESC

 

Por SIBiUSP e Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.