Iniciação Científica e Ensino de Ciências: e-books de acesso gratuito

Docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), a Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz, que Coordena o Grupo de pesquisa em Ensino de Química, lançou dois livros em formato digital.

Iniciação Científica, aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade do ensino superior brasileiro, organizado em conjunto com a Profa. Luciana Massi, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, aborda o tema considerando o aspecto do desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente universitário, executado com ou sem bolsa para os alunos.

“A iniciação científica representa uma experiência de sucesso na complementação da formação acadêmica e pessoal do universitário e no encaminhamento para a pesquisa e a formação profissional”, afirmam as pesquisadoras, com base em resultados de trabalhos. A coletânea foi produzida reunindo “aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro”, completam.

Com 160 páginas, o livro pode ser baixado (clique aqui) do site da Editora UNESP onde estão disponíveis este e outros e-books gratuitos.

O livro Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais, organizado pela Profa. Dra. Salete Queiroz, com a colaboração de Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, resulta de um processo diferenciado de formação continuada que levou à produção colaborativa de estudos de casos investigativos, para utilização em ambientes de ensino de Ciências Naturais.

De autoria de professores da Educação Básica matriculados no Curso de Especialização em Educação em Ciências, coordenado pela Profa. Salete e oferecido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, cada um dos casos é acompanhado de informações sobre as fontes de inspiração para sua produção, de possíveis soluções para o problema nele abordado, assim como de proposta para aplicação em sala de aula e indicação de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem, nesse contexto, ser contempladas”, informam as organizadoras.

O e-book tem 116 páginas e pode ser baixado gratuitamente do site do CDCC ou clicando aqui.

Mais informações:
Secretaria do Departamento de Físico-Química do IQSC/USP