Impacto de interferentes endócrinos para a biota e a saúde humana

Ilustração do processo de interrupção endócrina. Imagem: ENDOCRINE disruptor research: it's not just toxicology. Environmental factor, jul.2009. Adaptação dos nomes para português por Sandra Zambon

Sabe-se que diariamente são introduzidas diversas substâncias químicas no meio ambiente, tais como pesticidas, fármacos, produtos de higiene e cuidado pessoal, dentre outros; sem que seja levado em consideração o impacto ambiental que estas substâncias podem causar a médio e a longo prazo.

Rafaely Furtado afirma que “a grande maioria destas substâncias apresentam resistência a biodegradabilidade, alto poder poluente e estão presentes no meio ambiente em baixas concentrações além de serem consideradas uma potencial fonte de perturbação endócrina para os seres vivos”.

Neste contexto, o seminário “Interferentes endócrinos: efeitos e consequências para biota e saúde humana” que será proferido no Instituto de Química de São Carlos na próxima segunda-feira, dia 24, às 10 horas, tem por objetivo abordar os principais efeitos e consequências da ação de compostos orgânicos com ação de interferência endócrina sob a biota e a saúde humana.

Rafaely Ximenes de Sousa Furtado é Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Maranhão e Mestre em Química Orgânica e Biológica pelo IQSC. Seu doutorado está sendo desenvolvido na área de Química Analítica e Inorgânica, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Bessa Azevedo do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais (LDTAmb) do IQSC – USP. Possui experiência em Química Ambiental, principalmente nos temas relacionados a degradação de compostos orgânicos com ação de interferentes endócrinos por processos oxidativos avançados (POA).

Seminário
“Interferentes endócrinos: efeitos e consequências para biota e saúde humana”
Rafaely Ximenes de Sousa Furtado (doutoranda no IQSC)
24/7/2017, segunda-feira, 10 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições gratuitas e abertas aos interessados.
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

Texto: Rafaely Furtado (IQSC) e Sandra Zambon (Comunicação IQSC)