Gestão de Qualidade: livro de docente do IQSC está na terceira edição

Após esgotar as duas primeiras, a terceira edição do livro Gestão de Qualidade em Laboratórios (mais uma vez revisada e ampliada) também é lançada em inglês. A publicação é de autoria do Prof. Dr. Igor Renato Bertoni Olivares.

“A confiabilidade dos resultados analíticos é uma obrigação para qualquer laboratório (pesquisa ou rotina), porque os efeitos desses resultados podem ser devastadores”, afirma Igor Olivares.

Tendo como base as últimas novidades na área, o autor apresenta as informações no âmbito de um Sistema de Gestão, fornecendo assistência aos novos profissionais e também assessorando peritos que buscam novas ferramentas para a Gestão da Qualidade Laboratorial.

Igor Olivares é pesquisador junto ao Instituto de Química de São Carlos – IQSC, da USP, onde é responsável por disciplinas na área de gestão de qualidade. No INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) faz parte do quadro de avaliadores externos para avaliação dos processos gerenciais de Laboratórios e Organismos de Certificação de Produtos e Sistemas. Fora do ambiente universitário desenvolve trabalhos de pesquisa em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), oferecendo também treinamentos e consultorias a empresas públicas e privadas.

O autor tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO/IEC 17025, BPL, Auditoria, Validação, Estimativa de Incerteza, Materiais de Referência Certificados, Ensaios de Proficiência.

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
fotos: www.qualilab.net  e  autor

(versão atualizada de texto publicado em 08/12/2016)