Geração de energia limpa e eficiente

Formas eficientes de geração de energia limpa e renovável têm sido objeto de pesquisas. Nesse contexto, as células a combustível têm se mostrado eficientes. O Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli abordará o assunto no dia 07 de novembro, às 17 horas, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Ele informa que “serão discutidos aspectos relevantes relacionados à potencialidade de uso de células a combustível na geração limpa e eficiente de energia elétrica, para aplicações em sistemas estacionários, automotivos e portáteis.” Dentre os assuntos, o pesquisador fará uma breve descrição das fontes de energia que contribuem para a grade atual de geração de eletricidade no Brasil e em outros países relevantes no contexto mundial atual, onde serão apontados os sistemas alternativos atuais.

A atividade é aberta a todos os interessados e será realizada no anfiteatro térreo.  A organização do Ciclo de Palestras de Graduação é do Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

Edson Ticianelli é professor Titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP onde foi diretor no período de 2006 a 2010. É membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) desde 2012 e da Academia Brasileira de Ciências desde 2013. Em 2015 foi homenageado durante o XX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica – SIBEE. Integra o Grupo de Eletroquímica e Eletroanalítica do IQSC, onde se dedica ao estudo de oxidação de hidrogênio, redução de oxigênio, célula a combustível, bateria níquel-hidreto, eletrocatálise, eletrocatalisadores dispersos e eletrodo de hidreto metálico.

O foco principal das atividades realizadas pelo pesquisador é relacionado ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia das células a combustível, que são geradores eletroquímicos de energia elétrica a partir de energia química, que poluem minimamente o meio ambiente e operam com alta eficiência.

Ciclo de Palestras da Graduação
“Geração limpa e eficiente de energia elétrica em células a combustível”
Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli (IQSC-USP)
07/11/2017, 17 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC