USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Ensino: Bacharelado em Química coleciona estrelas

O curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos – USP recebeu novamente, a nota máxima na avaliação do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, publicado pela  Editora Abril.

O curso oferece anualmente 60 vagas em período integral, com ingresso pelo vestibular administrado pela FUVEST e para 2017 também haverá ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Durante os dois primeiros anos o aluno familiariza-se com as várias áreas da Química e no quinto período já começa cursar disciplinas específicas da habilitação que escolheu durante o quarto período: Fundamental (4 anos) ou Tecnológica (4,5 anos); esta última oferece as seguintes ênfases: Alimentos, Ambiental, Gestão de Qualidade e Materiais.  Enquanto a opção Fundamental o habilita à vida acadêmica, à pesquisa e ao ensino no nível superior, a opção Tecnológica é orientada para aqueles que desejam integrar-se à atividade industrial, bem como às pesquisas aplicadas.

A equipe do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), composta por pesquisadores, técnicos especializados e funcionários administrativos capacitados, trabalha para colocar à disposição do aluno toda a infraestrutura disponível: salas de aula,  biblioteca de excelência regional na área de Química, Setor de Informática, oficinas elétrica, mecânica e de vidraria, sala multimídia, sala de computação (sala pró-aluno), além de vários laboratórios de ensino e de pesquisa.

Permeando o ensino destaca-se o nível de excelência do corpo docente, elevado a um patamar de reconhecimento nacional e internacional através da qualidade das pesquisas realizadas.  Isso traz ao IQSC muitos alunos de pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores de outras instituições brasileiras e também estrangeiras, fomentando a troca de conhecimento científico e também cultural.

As diversas oportunidades de estágio de iniciação científica e de intercâmbio internacional oferecidos durante o curso, além do estágio profissional obrigatório, ampliam não somente a formação acadêmica, mas também a formação humana.

O aluno também tem à sua disposição diversos programas criados pela Universidade de São Paulo que garantem a permanência estudantil bem como a oportunidade de lazer, socialização e crescimento pessoal.

Os primeiros alunos ingressaram em 1973 e desde então já se formaram 1047 profissionais, que atuam principalmente em indústrias químicas, institutos de pesquisa públicos e privados, empresas de consultoria, universidades públicas e privadas.

Os egressos do Bacharelado em Química contam com um Portal criado pelo IQSC (http://egressos.iqsc.usp.br/), com a finalidade de estabelecer um vínculo contínuo, possibilitando a troca de informações acadêmicas e profissionais, permitindo compreender melhor a trajetória de seus egressos e confrontá-la com a formação recebida, o que fornece subsídios para avaliar e aperfeiçoar a experiência didática para os alunos e propiciar uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Recepção dos Calouros

Desde 1998, a Comissão Organizadora da Semana de Recepção aos Calouros preocupa-se em fazer com que os calouros e seus pais se sintam acolhidos desde o momento em que efetuam a matrícula no curso.

A organização da recepção de 2017 teve início no ano passado, quando foi instituída na unidade a Campanha de Conscientização contra o Trote Violento.

Em 2004 o Instituto de Química de São Carlos recebeu o Prêmio Semana de Recepção aos Calouros, outorgado pela USP; em 2001 e 2003 recebeu a Menção Honrosa do Prêmio.

Veja mais em :

http://graduacao.iqsc.usp.br/

http://jornal.usp.br/universidade/instituto-de-quimica-de-sao-carlos-inicia-campanha-contra-o-trote-violento/

http://jornal.usp.br/cultura/instituto-de-quimica-de-sao-carlos-adota-novo-conceito-de-biblioteca/

Contato: (16) 3373-9904