Ensinar a pensar é uma arte

Ensinar a pensar é uma arte.
Àqueles que fazem disso uma escolha de vida:
Feliz Dia do Professor!

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, decretando que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras. Esse decreto-lei regulamentava: a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Assim, o Deputado Estadual Paulista Dr. Antonio Carlos de Salles Filho, no mandato 1947/51, instituiu através de um Projeto de Lei uma homenagem aos professores no território do Estado de São Paulo; e como Deputado Federal, no mandato 1955/59, estendeu a homenagem no território nacional.

Somente em 14 de outubro de 1963 a data de 15 de outubro foi oficializada nacionalmente como o Dia do Professor, através do Decreto Federal 52.682.

Diretoria
Instituto de Química de São Carlos – USP