USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Efeitos estruturais em eletrocatálise

Representação da molécula de etanol. Fórmulas: molecular CH3CH2OH e empírica C2H6O

A célula a combustível de álcool direto surgiu nas últimas décadas como uma fonte de energia alternativa promissora para aplicações portáteis. “As maiores vantagens do uso de álcoois como combustível em vez de hidrogênio são a sua fácil estocagem e alta densidade de energia em massa teórica. O álcool mais estudado para essas aplicações tem sido o metanol. No entanto, etanol oferece uma alternativa atraente devido à sua toxicidade mais baixa e uma possibilidade de ser produzido em grandes quantidades a partir da biomassa”, explica Amaury Franklin Benvindo Barbosa.

No entanto, as células a combustível de etanol direto têm também encontrado algumas dificuldades associadas com as suas baixas eficiências devido à oxidação incompleta a dióxido de carbono.

Nos últimos anos, foram realizados muitos estudos fundamentais para tentar entender o mecanismo em nível molecular da oxidação de etanol sobre diferentes superfícies metálicas.

Durante o seminário “Efeitos estruturais em eletrocatálise: oxidação de etanol sobre eletrodos monocristalinos de platina” que Amaury Barbosa profere nesta sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017, às 14 horas, no IQSC, o doutorando abordará alguns estudos eletroquímicos e espectroscópicos da oxidação de etanol sobre eletrodos monocristalinos de platina (sistemas modelos) com diferentes orientações cristalográficas. O objetivo é mostrar como a estrutura atômica superficial do eletrodo afeta a seletividade das espécies intermediárias e dos produtos desta reação.

O palestrante
Amaury Franklin Benvindo Barbosa concluiu a Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Alagoas. Ainda na graduação obteve dois prêmios de Excelência Acadêmica, um deles pela autoria do trabalho “Desenvolvimento de um software para atividades lúdicas e sua aplicação no ensino aprendizagem da tabela periódica” e o outro pelo trabalho “Olimpíadas escolares: uma proposta dinâmica e motivadora para o ensino de Química”.

Em 2014 obteve o Mestrado na área de Físico-Química junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, onde também desenvolve seu doutorado na mesma área, sob orientação do Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, do Grupo de Eletroquímica.

Tem experiência na área de eletroquímica e eletrocatálise, atuando principalmente no estudo fundamental do mecanismo de eletro-oxidação de pequenas moléculas orgânicas (etanol, glicerol, etc) sobre superfícies poli- e monocristalinas.

Seminário

“Efeitos estruturais em eletrocatálise: oxidação de etanol sobre eletrodos monocristalinos de platina”
Amaury Franklin Benvindo Barbosa (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
24/02/2017 – sexta-feira, 14h, anfiteatro B do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Inscrições gratuitas aqui
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

 

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC) e Amaury Barbosa (IQSC)