Docente do IQSC é homenageado em Simpósio de Eletroquímica e Eletroanalítica

O Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo, pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) será homenageado no dia 21 de abril de 2017, durante o XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica – SIBEE, que teve início no dia 17, em Natal – RN. O evento também homenageará o Prof. Dr. Orlando Fatibello Filho, pesquisador do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento
O evento é realizado bienalmente, tendo se iniciado em 1978, no Instituto de Química da USP na capital do Estado. Ao longo dos anos, consagrou-se como o mais importante encontro para apresentação e discussão dos desafios e avanços na pesquisa básica e tecnológica na área de eletroquímica e eletroanalítica. A programação visa possibilitar a troca de experiências e cooperações nacionais e internacionais, através de palestras, cursos, sessões coordenadas e de pôsteres e a exposição de produtos e serviços de empresas e discussões.

A importância da eletroquímica
A transformação da energia química (que se dá através das reações químicas), em energia elétrica e vice-versa, é chamada eletroquímica. Seu estudo tem se mostrado cada vez mais necessário pois permite avanços tecnológicos importantes. Podemos citar como alguns dos exemplos: sensores eletroquímicos para detecção de substâncias nocivas com alta precisão, proteção contra corrosão, produção de placas eletrônicas, produção de alumínio e cobre, operação de células solares, tratamento de efluentes, e descoberta e exploração de novas fontes de energia como as células a combustível.

Eletroanalítica é um conjunto de métodos usados para medir as propriedades elétricas de um elemento mergulhado em solução (analito), como por exemplo uma célula a combustível.

Os homenageados
Artur de Jesus Motheo é professor Titular do Instituto de Química de São Carlos – USP, onde foi aluno da primeira turma de
Bacharelado. Coordena o Grupo de Eletroquímica Interfacial (LEqI) do IQSC, atuando na área de eletroquímica ambiental e de materiais para proteção contra a corrosão de superfícies metálicas.

Atualmente exerce o cargo de Chefe do Departamento de Físico-Química do IQSC-USP (2016-2018). Atuou como Vice-Prefeito do Campus Administrativo da USP em São Carlos e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Físico-Química. Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) atuou como Secretário da Regional e Diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica. Na Sociedad Iberoamericana de Electroquímica (SIBAE) atuou como Secretário

Professor Artur Motheo e equipe entre alunos da turma 2017 do Bacharelado em Química

Nacional e exerce atualmente a função de Secretário Geral (2014-2018).

Além de suas atividades de pesquisa, o professor Artur Motheo dedica-se às atividades de graduação, ministrando aulas de Laboratório de Química Geral e de Acompanhamento Profissional e Pessoal (Tutoria) aos alunos do primeiro ano do Bacharelado em Química.

Orlando Fatibello Filho é professor Titular no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Coordena o Laboratório de Analítica, Bioanalítica, Biossensores, Eletroanalítica e Sensores (LABBES).

Foi diretor da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química. Sua trajetória científica conta com orientação de alunos e diversos trabalhos publicados; entre outras atribuições de destaque, é membro do corpo editorial de diversos periódicos e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica, bioanalítica, métodos ópticos de análise no UV-Vis, quimiluminescência.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fotos: da turma de Bacharelado em Química – Edmilson Luchesi; demais fotos – site do XXI SIBEE

(divulgado em 20/05/2017)