CIPA-IQSC: procedimentos em caso de acidentes de trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Química de São Carlos, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em medicina do Trabalho (SESMT), elaborou instruções que orientam a comunidade do Instituto sobre como agir em caso de acidente de trabalho.

A Comissão é composta pelos seguintes servidores celetistas – mais de dois terços destes formação em Química: titulares – Guilherme Miola Titato (presidente), José Marcelo Timarco (vice-presidente), Alessandra Fonseca Lucrédio, Márcio de Paula e Gislei Aparecida Alchangelo de Oliveira (secretária); suplentes – Sylvana Cardoso Miguel Agustinho, Silmara França Buchviser, Luiz Antonio Ramos, Benedito Manoel dos Santos e Alessandra Cristina de Souza Amaral Borges (secretária). A comissão conta também com a colaboração do Sr. Antonio Augusto Baio, servidor aposentado e voluntário, com larga experiência em assuntos relacionados à prevenção de acidentes de trabalho.

O SESMT São Carlos, sob a coordenação do Engenheiro de Segurança do Trabalho, Sr. Luis Carlos da Silva, tem a responsabilidade de proporcionar aos integrantes da CIPA, o devido treinamento para a função de cipeiros, antes do início das atividades de cada nova gestão.

O Sr. Guilherme Titato lembra que a unidade oferece equipamento de proteção individual e que o uso destes é indispensável nos laboratórios, assim como a observância de algumas regras básicas, como o uso de jalecos exclusivamente dentro dos laboratórios; uso de óculos de proteção individual e luvas adequadas e de sapatos fechados. “Com a chegada dos calouros, há preocupação em instruí-los sobre os procedimentos que precisam ser observados para a segurança nos laboratórios” informa Titato, que é Doutor em Química. “Laboratório não é lugar de brincadeira e os docentes e técnicos químicos tratam essa questão com seriedade, orientando-os desde a primeira semana de aulas e redobram a vigilância até que os alunos incorporem hábitos seguros sempre que estiverem em laboratório de ensino ou pesquisa. Medidas de reforço a essas orientações são adotadas com regularidade”.

Para acessar “Procedimentos em Caso de Acidente de Trabalho” clique aqui.

Outras informações:
Guilherme Titato (presidente) – (16) 3373-9966