Câncer: aspectos gerais e avanços no diagnóstico

Com o elevado crescimento no número de casos de câncer no mundo, e as preocupantes estimativas para o futuro, a pesquisa científica tem um papel fundamental no desenvolvimento de metodologias mais eficazes para o diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer.

O diagnóstico precoce é de extrema importância para aumentar a chance de cura do paciente e, portanto, um grande foco vem sendo dado a pesquisas que visam a detecção da doença em estágios iniciais que possam substituir as técnicas atuais por imagem, como é o caso da tomografia e da ressonância magnética, que muitas vezes não são capazes de detectar a doença em estágio inicial e consequentemente diminuem significativamente a chance de cura.

Sobre o assunto, Vinícius Guimarães Ferreira do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, fará seminário no dia 29 de maio de 2017, às 10h. “Serão abordados aspectos gerais do câncer, como fases de desenvolvimento, tipos, causas, estimativas, tratamentos, genética e apresentadas as técnicas atuais para diagnósticos de câncer e recentes avanços, baseados no conhecimento metabólico e celular desta gama de doenças”, informa o palestrante.

O seminário é gratuito e aberto aos interessados mediante inscrição prévia.

O palestrante
Vinícius Guimarães Ferreira é Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), de Araraquara.

Desenvolve seu doutorado no IQSC-USP, sob orientação do Prof. Dr. Emanuel Carrilho, do Grupo de  Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS), onde trabalha com metabolômica de câncer de mama, visando a busca de biomarcadores para a detecção precoce da doença.

“Câncer: aspectos gerais e avanços no diagnóstico”
Sr. Vinícius Guimarães Ferreira (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
29/5/2017 – segunda-feira, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1