Campo de atuação e atribuições do profissional da Química

Nesta sexta-feira, 07 de abril de 2017, às 14h20, o Prof. Dr. Hans Viertler, do Conselho Regional de Química da 4ª região (CRQ-IV), profere seminário que abordará a importância do órgão.

“Os Conselhos Federal e Regionais de Química foram criados pela Lei Federal 2800 de 18/06/1956. Essa lei confere aos Conselhos Regionais de Química as seguintes atribuições: registrar profissionais que estejam exercendo atividade química, registrar empresas com atividade básica na área da química e zelar pelo cumprimento do Código de Ética Profissional.”, informa o pesquisador.

Sobre o principal objetivo do CRQ-IV, informou “é evitar que a sociedade seja prejudicada pela fabricação de produtos e pela execução de serviços na área da química por empresas clandestinas ou por pessoas desprovidas de conhecimentos técnico-científicos.”. Os diversos títulos de diplomas conferidos pelos cursos de formação profissional na área de Química conferem aos profissionais formados, diferentes campos de atuação.

“O CRQ-IV mantém um corpo de fiscais que visitam empresas de todo o estado de São Paulo para verificar se as atividades dos profissionais da química são de fato exercidas por pessoal habilitado.”, afirmou Hans Viertler.

As atividades desenvolvidas pelo Conselho, que incluem também cursos e seminários, são custeadas por taxas pagas anualmente pelos profissionais e empresas da área química.

O seminário integra o Ciclo de Palestras da Graduação do IQSC, e foi organizado pelo Diretor da Unidade, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho e pelo Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

O seminário acontecerá na sala 1 do edifício Q5 do IQSC. Todos os interessados podem participar gratuitamente, basta que se inscrevam.

Seminário
“Campo de atuação e atribuições do profissional da Química”
Prof. Dr. Hans Viertler
Conselho Regional de Química IV Região e Instituto de Química da USP, em São Paulo