Boas práticas em pesquisa científica

Hamilton Varela discutirá alguns aspectos das boas práticas em pesquisa científica e ações da Pró-Reitoria na educação e prevenção de má conduta científica. Foto: Leonor de Calasans

O Instituto de Biociências da USP Campus Butantã promove no dia 19 de dezembro, às 10h30, o seminário “Boas Práticas em Pesquisa Científica” e para abordar o assunto convidou o Prof. Dr. Hamilton Varela, Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Serão discutidos alguns aspectos ligados ao tema e ações da Pró-Reitoria na educação e prevenção de má conduta científica.

Hamilton Varela graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, em 1997, e obteve o Mestrado em Físico-química no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP), em 2000. De 2000 a 2003, fez doutorado com a Profa. K. Krischer no Departamento de Físico-química (dirigido pelo Prof. G. Ertl, Prêmio Nobel de Química, 2007), no Fritz Haber Institute of the Max Planck Society, em Berlim. A tese foi apresentada em 2003 na Freie Universität Berlin e obteve a marca final magna cum laude. Realizou estágio de pós-doutorado como Max Planck Fellow no Departamento de Física da Universidade Técnica de Munique.

Entre 2005 e 2007 foi Jovem Pesquisador FAPESP no IQSC/USP e, em 2007, ingressou como Professor Doutor no Departamento de Físico-Química da mesma Instituição. Em 2012, tornou-se Professor Associado e, em 2017, Titular do IQSC/USP.
Cientificamente, o Dr. Varela está atualmente interessado nos seguintes tópicos: sistemas complexos, origem da vida, interconversão entre energias química e elétrica, eletrocatálise e auto-organização em sistemas físico-químicos.

Dr. Varela é membro fundador do Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis, em Gwangju, Coréia do Sul. Dr. Varela é co-autor de mais de 100 artigos de revistas científicas, 3 capítulos de livros (Willey), e um livro de ficção para crianças. Entre os principais prêmios e distinções recebidos destacam-se: Fellow of the Royal Society of Chemistry (RSC, 2016), Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP, 2015), Ertl Prize (Ertl Center, Coreia do Sul, 2012), Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2012), Skinner Prize (Faraday Division, Royal Discussion Royal Society of Chemistry, 2001).

“Boas Práticas em Pesquisa Científica”
Prof. Dr. Hamilton Varela
Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP
19/12/2017, 10h30, AG da Botânica, Instituto de Biociências da USP