Boa gestão de projetos de pesquisa libera cientista para fazer ciência

Evento vai reunir pesquisadores e pró-reitores das três universidades públicas paulistas para debaterem modelos de gestão de pesquisa

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, assim como a otimização de gastos, acaba se constituindo em fatores estratégicos. Temas como esse estarão em debate na próxima edição do Strategic Workshop – Gestão de Projetos de Pesquisa. O evento acontece dia 26 de julho, das 8h30 às 17 horas, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, na Cidade Universitária, São Paulo.

“Com o bom gerenciamento dos processos de pesquisa, o pesquisador perde menos tempo com burocracias e a atenção dele fica voltada exclusivamente para a atividade-fim, o trabalho científico”, afirma o coordenador do evento, Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Varela explica que devido à complexidade das prestações de conta, já viu pesquisadores desistirem de pleitear recursos em agências de fomento. Sistemas de gerenciamento facilitam a prestação de contas e modernizam etapas burocráticas envolvidas nas atividades científicas.

No IQSC, unidade da USP à qual está vinculado e que considera modelo de gestão de recursos, Varela diz que o setor de convênios é responsável pelo sistema de gestão em pesquisa de todo o instituto. Em planilhas, funcionários técnicos acompanham detalhadamente procedimentos que vão deste a liberação de verba pelas agências de fomento, elaboração de relatórios, fluxo de caixa, credenciamento de compras e pagamentos de serviços e pessoas, até a prestação de contas parciais e/ou finais. A ideia do encontro é discutir a possibilidade de replicar modelos como esse e de outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da USP.

Boas práticas de pesquisa

Além da importância da gestão de projetos de pesquisa, outros dois temas serão discutidos no encontro: Gestão profissional de projetos de pesquisa e Cenário atual e estratégias de disseminação de boas práticas. Estarão presentes o pró-reitor de Pesquisa da USP, José Krieger, e os pró-reitores de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Munir Skaf, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Carlos Frederino de Oliveira Graeff.

Sobre boas práticas científicas, Krieger explica que é um conceito amplo e que diz respeito a normas e condutas que dão diretrizes éticas para pesquisadores envolvidos no processo da produção científica. Estão alicerçados em três pilares: educação – promoção de atividades de formação para pesquisadores em início de carreira; prevenção e orientação de problemas; e investigação e punição de suspeitas por falta de conduta ética na ciência, como plágio, falsificação de dados, manipulação de resultados, dentre outros.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Esta edição tem a coordenação de Milena Froes da Silva, da Escola de Enfermagem (EE) da USP, Débora Rejane Fior Chadi, do Instituto de Biociências (IB) da USP, e Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O encontro é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrição previa via formulário on line

Strategic Workshops

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 23 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares e o objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade. Sempre à frente dos trabalhos desde a primeira edição, Varela afirma que os ganhos foram positivos. As séries estimularam a formação de grupos de trabalho brasileiros dentro da própria Universidade.

Strategic Workshop – Gestão de Projetos de Pesquisa
Dia 26 de julho, das 8h30 às 17 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições prévias no site do evento, onde pode ser obtida a programação