Bioquímica na graduação: seção de pôsteres sobre a Tecnologia do DNA Recombinante

No dia 07 de dezembro, das 10 às 12 horas, será realizada no saguão do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a primeira edição da seção de pôsteres de Bioquímica na Graduação, com o tema “Como a Tecnologia do DNA Recombinante e métodos relacionados influenciam e modificam a vida do Químico e da sociedade!”. Esta atividade está no escopo da disciplina de graduação SQM0416 – Bioquímica II, coordenada pelo Prof. Dr. Júlio César Borges, e visa aprofundar os conhecimentos dos alunos da disciplina nesta área do conhecimento.

Alguns dos temas abordados nos pôsteres, selecionados pelos estudantes da disciplina, são: obtenção de insulina recombinante, vacinas de DNA, uso da proteína verde fluorescente, Golden Rice como alimento funcional, plantas transgênicas resistentes a toxinas, uso de anticorpos monoclonais como biofármacos, entre outros. Todos os temas, direta ou indiretamente, revolucionaram vários campos da ciência, inclusive as químicas e renderam vários prêmios (inclusive Nobel) aos seus idealizadores, além de grandes avanços para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

A seção será aberta a comunidade e os pôsteres serão avaliados por docentes convidados, pelos alunos de pós-graduação da disciplina de Bioquímica e Biologia Molecular Avançada (do Programa de Pós-Graduação em Química, área de Química Orgânica e Biológica) e pelos próprios alunos da disciplina.

A seção de pôsteres conta com o apoio da Área de Comunicação, da Área de Apoio a Eventos e também do Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC, que possibilitou a confecção dos pôsteres.

Informações – Serviço de Graduação: (16) 3373-9904

Foto: Arek Socha/Pixabay CCO