INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Bacharelado em Química coleciona estrelas

O curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos – USP recebeu novamente a nota máxima na avaliação do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018, publicado pela Editora Abril e que estará nas bancas a partir de 16 de outubro.

O curso oferece anualmente 60 vagas em período integral, com ingresso pelo vestibular administrado pela FUVEST e também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Durante os dois primeiros anos o aluno familiariza-se com as várias áreas da Química e no quinto período já começa cursar disciplinas específicas da habilitação que escolheu durante o quarto período: Fundamental (4 anos) ou Tecnológica (4,5 anos); esta última oferece as seguintes ênfases: Alimentos, Ambiental, Gestão de Qualidade e Materiais. Enquanto a opção Fundamental o habilita à vida acadêmica, à pesquisa e ao ensino no nível superior, a opção Tecnológica é orientada para aqueles que desejam integrar-se à atividade industrial, bem como às pesquisas aplicadas.

A equipe do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), composta por pesquisadores, técnicos especializados e funcionários administrativos capacitados, trabalha para colocar à disposição do aluno toda a infraestrutura disponível: salas de aula, biblioteca de excelência regional na área de Química, oficinas mecânica e de vidraria, sala multimídia, sala de computação (sala pró-aluno), além de vários laboratórios de ensino e de pesquisa.

O nível de excelência do corpo de docentes/pesquisadores, elevado a um patamar de reconhecimento nacional e internacional pela qualidade das pesquisas realizadas, atrai para o IQSC muitos alunos de pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores de outras instituições brasileiras e também estrangeiras, fomentando a troca de conhecimento científico e também cultural.

As diversas oportunidades de estágio de iniciação científica e de intercâmbio internacional oferecidos durante o curso, além do estágio profissional obrigatório, ampliam não somente a formação acadêmica, mas também a formação humana.

O aluno também tem à sua disposição diversos programas criados pela Universidade de São Paulo que garantem a permanência estudantil bem como a oportunidade de lazer, socialização e crescimento pessoal.

Os primeiros alunos ingressaram em 1973 e desde então já se formaram 1070 profissionais, que atuam principalmente em indústrias químicas, institutos de pesquisa públicos e privados, empresas de consultoria, universidades públicas e privadas.

Os egressos do Bacharelado em Química contam com um Portal criado pelo IQSC, com a finalidade de estabelecer um vínculo contínuo, possibilitando a troca de informações acadêmicas e profissionais, permitindo compreender melhor a trajetória de seus egressos e confrontá-la com a formação recebida, o que fornece subsídios para avaliar e aperfeiçoar a experiência didática para os alunos e propiciar uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Outras informações podem ser consultadas aqui ou através do telefone (16) 3373-9904.

 

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC) e Silvia Flores (Graduação IQSC)
Foto: Editora Abril

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.