Alunos de IC do IQSC podem se inscrever em programa que estimula participação em eventos científicos. Prazo termina dia 6/4.

A Comissão de Graduação (CG) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, aprovou a criação do Programa de Estímulo à Participação em Eventos Científicos Ligados à Atividade de Iniciação Científica.

A iniciação científica é uma atividade extracurricular prevista no projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Química e institucionalizada na Universidade de São Paulo por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e das Comissões de Pesquisa das Unidades.

Importância da Iniciação Científica

A Presidente da Comissão de Pesquisa (CoPesq) do IQSC, Profa. Dra. Carla Cristina Schmitt Cavalheiro informou que o Programa de Iniciação Científica não uma atividade casual ou sem regularidade. A Comissão trata a atividade como um instrumento básico de formação; oferece o Programa de Iniciação Científica voluntário, sendo a bolsa, um incentivo individual. “Deste modo, não se pode exigir que todo aluno nesta atividade tenha bolsa; é fundamental compreender que a iniciação científica é uma atividade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa”, afirmou.

Colocar o aluno em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa é um dos objetivos do Programa. “Nesta visão, a iniciação científica torna-se um mecanismo para o embasamento teórico e metodológico para realização de um projeto de pesquisa passando a ser um caminho para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Enfim, a iniciação científica é uma ferramenta de formação”, explicou a presidente da CoPesq-IQSC.

“É durante a iniciação científica que o aluno escapa da rotina da estrutura curricular, pois tende a se incorporar a professores e disciplinas com quem tem mais afinidade, desenvolvendo habilidades diferenciadas tanto na escrita como na expressão oral além das habilidades manuais. Um aluno quando desenvolve a iniciação científica tende a perder o medo do novo”, complementou a pesquisadora.

O Programa de Estímulo

“O Programa criado pela CG do IQSC procura incentivar graduandos do curso de Bacharelado em Química e da Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação em Química, que estejam engajados em projetos de iniciação científica registrados na Comissão de Pesquisa do IQSC. O objetivo da Comissão de Graduação é incentivar este importante instrumento de formação, a iniciação científica, para além do trabalho no laboratório, facilitando a participação do aluno em reuniões científicas ou tecnológicas onde ele apresente seus resultados de pesquisa”, informa o Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho, Presidente da CG-IQSC.

Sobre o edital, a Presidente da CoPesq afirma ser uma grande vantagem “que propicia à Instituição a exposição dos melhores talentos dentre nossos alunos”. Com relação aos auxílios, diz que “irão contribuir para que esses alunos tenham melhores oportunidades para divulgar os seus resultados da Iniciação Científica em fóruns científicos relativos às suas pesquisas”.

Elegibilidade

Podem participar do Programa de Estímulo estudantes de cursos parcial ou totalmente administrados pelo IQSC, com no mínimo seis meses de IC e que tenham o orientador, docente do quadro do IQSC, como coautor do trabalho a ser apresentado.
O auxílio é de até R$ 400,00 (quatrocentos reais), a serem pagos na forma de ressarcimento após apresentação dos respectivos comprovantes. O aluno terá como obrigação apresentar oralmente seu trabalho para a comunidade do IQSC no prazo máximo de dois meses após o retorno do Congresso/Evento. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no Edital 01/2017.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, até 06 de abril de 2017, junto ao Serviço de Graduação do IQSC.

(IMPORTANTE: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15 DE ABRIL DE 2017)

Outras informações: (16) 3373-9904

Texto: Sandra Zambon, Comunicação IQSC, com informações da CG e da CoPesq