A Química por trás da Química Bioanalítica

O Prof. Dr. Emanuel Carrilho profere nesta quinta-feira, 26 de outubro de 2017, às 16 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, seminário onde abordará os aspectos fundamentais de química ou a química básica, por trás da química bioanalítica, mostrando a importância destes conceitos no avanço dos métodos de diagnóstico e de bioanálises.

“Comumente temos os alunos de iniciação científica e de pós-graduação muito cedo em suas carreiras a buscarem uma especialização e com isso deixam de lado os conceitos fundamentais em química. Tais conceitos são as fundações para o avanço de qualquer área particular da química”, explica o pesquisador.

O seminário também apresentará um resumo de algumas das principais linhas de pesquisa do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações – BioMicS e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica – INCTBio.

Emanuel Carrilho é Professor Titular e pesquisador junto ao IQSC-USP e coordenador do Grupo BioMicS. Concluiu o doutorado em bioanalítica pela Northeastern University (EUA) e o pós-doutorado na Harvard University (EUA). Desenvolve pesquisas na área de Química Bioanalítica, com ênfase em separações analíticas e espectrometria de massas. É do corpo editorial de várias revistas internacionais e nacionais especializadas e consultor ad hoc de várias agências de fomento, nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes técnicas: eletroforese capilar, cromatografia, espectrometria de massas, instrumentação analítica, e microfabricação de sistemas analíticos.

O seminário é aberto aos interessados e foi organizado pela Comissão de Pesquisa e pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade.

“A Química por trás da Química Bioanalítica”
Prof. Dr. Emanuel Carrilho (IQSC-USP)
26/10/2017, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1