A Internacionalização da Pós-Graduação da USP

O Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior estará no Instituto de Química de São Carlos na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, ocasião em que abordará “A internacionalização da pós-graduação da USP”.

A internacionalização é uma das diretrizes da USP, que incentiva o estabelecimento e manutenção de parcerias com entidades de diversos países através da mobilidade de estudantes e professores, bem como a participação de redes e consórcios.

A conclusão de relatório elaborado pela CAPES, divulgado no último dia 3, conclui que “o processo de internacionalização das instituições de ensino superior (IES) brasileiras avançou nos últimos anos, mas são necessários ajustes para torná-lo mais eficiente”.

O Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC, Prof. Dr. Albérico Borges Ferreira da Silva, lembra que o assunto foi abordado no dia 13 de novembro, em mesa redonda organizada pelo Ciclo Química às 16 horas, que discutiu a excelência da pós-graduação do IQSC – presente e futuro. “A internacionalização foi um dos temas que mostrou ser importante discutir de forma mais aprofundada, pois além de outros aspectos, envolve a pesquisa e o ensino e é importante que tenha diretrizes alinhadas com as diretrizes da Reitoria e dos órgãos de fomento”, comenta.

A palestra do Pró-Reitor será às 9 horas e abre a programação do 12º Workshop de Pós-Graduação do IQSC, que se estende até a quarta-feira dia 29 de novembro. A participação é aberta a todos os interessados.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

Contato: Serviço de Pós-Graduação – (16) 3373-9909

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)